sexta-feira, 27 de abril de 2012

Conceição do Mato Dentro a Morro do Pilar - 21 e 22 de abril de 2012 e 31 km percorridos.

Inacreditável é o resumo dessa etapa! Inicialmente o grupo acreditava que a partir desta etapa teriam dificuldades com a distancia e com receita do grupo e por isso alguns integrantes poderiam até mesmo desistirem de uma ou outra etapa . O contrário aconteceu e surpreendentemente essa etapa contou com 36 pessoas, tendo 13 destes que nunca nos acompanhou e dentre eles alguns caminharam e outros foram pelo turismo da região.
 Antes de prosseguir gostaria de agradecer pela simpatia da Família do nosso amigo Roberto Carlos, Cristiane, Vitor e Daniel, meu amigo Marcos Murta pelo carisma, amigo e companheiro Tevane e toda sua família, Edinho e Marisa pelo companheirismo e Antoniany e Juninho pela paciência e Gilberto e Mayara pela superação e dedicação ao grupo.
Porque inacreditável? Simplesmente por caminharmos 26 pessoas (mais que todas as etapas até o momento), termos tido dois carros multados de uma só vez ao sairmos da Pousada Vale das Pedras com 13 pessoas em cada ”ESTRADA”, dia que iniciou frio e que durante a caminhada estava extremamente quente (dificultando nossa caminhada), falta de comunicação durante a etapa ficando muitos carros percorrendo os caminhos para resgatar o grupo e alguns erros de comunicação com as pousadas, gerando um pouco de transtorno nas acomodações do Grupo. Somente isso!
Não sei se pra todos a sensação foi de uma etapa muito dura decorrente de muitas subidas, muitas descidas e um sol a pino o tempo todo sem nenhuma nuvem no Céu.
Percorremos 31 km da Pousada Vale das Pedras em Conceição do mato Dentro até a Cidadezinha de Morro do Pilar em tempo também recorde (após ter saído 1 hora atrasado devido à multa, terreno pesado e sol a pino), 6 horas de caminhada, pouco para um grupo que tem como meta em suas etapas mínimo de 35 km. Rimos muito com as deixas do Tião, seus mergulhos em águas rasas como jacaré do brejo, conhecimento com Roberto Carlos sobre a vegetação local, diversão com o sotaque de Marcos Murta e com tanta fartura nos lanches e almoço do Grupo. Comemoramos nossa chegada simplesmente com muita cerveja, queijo, amendoim, banana frita, sorvete, pé de moleque, geladinho, água de coco, energético, barras de cereal, salaminho, melancia, bananas, maçã e outras iguarias que carregamos para nossas paradas. Não podemos nos esquecer da tia Maria, encontramos também nessa caminhada família do Taquinho e Tevane que são da região. Enfim, não perdemos o foco do grupo em chegar a Ouro Preto/MG para cumprirmos nosso primeiro objetivo, a ESTRADO DOS DIAMANTES.
A quem visitar Conceição do Mato Dentro recomendamos as Pousadas Vale das Pedras e Alto do Baú.

terça-feira, 10 de abril de 2012

O tempo passou e junto a ele os quilômetros percorridos pela estrada real também foram ficando para trás. O grupo que era pequeno agora se encorpa e toma novos rumos caminhando por caminhos reais com a nítida sensação de que este momento não passa, justamente por saber que são vários quilômetros que ainda iremos percorrer e são vários momentos em que iremos nos unir para mais um final de semana histórico. O Grupo Expedições cresce a passos largos e se estrutura para esse crescimento com o proposito real de que iremos conquistar nosso maior objetivo, caminhar por esses caminhos até Parati – RJ. Seja nosso convidado, estejam junto a nós nessa aventura.

terça-feira, 13 de março de 2012

Serro a Conceição do Mato Dentro

Depois de alguns meses fora do caminho o Grupo Expedições retoma seu caminho e sai de Peçanha de carro às 05:30 da manha de sábado do dia 10 de março em direção a Serro - MG. Breve parada em Serro e colocamos os pés na estrada com muita alegria e entusiasmo. Em direção a Alvorada de Minas - MG foram 16 de asfalto mas que deixaram saudades pelas belas paisagens. Cansados um pouco chegamos a Alvorada para um breve almoço em grupo e logo seguimos caminho desta vez por terra. Foram grandes as subidas e o desgaste devido ao terreno e passagens de carros. Dificuldades a parte a diversão e o entretenimento do grupo estava em dia, deixando para traz qualquer dificuldade e cumprindo mais um grande trecho desta linda estrada real de Serro a Conceição do Mato Dentro onde nos deliciamos com uma cortesia grandiosa na pousada da serra e com as belas imagens da Cachoeira do Tabuleiro De Serro a Conceição do Mato Dentro Foram 62 km.
 SEJAM BEM VINDOS AO GRUPO MARA, EDILSON, FLÁVIA E JUELITA. Obrigado Geraldinho e Cláudia por estarem conosco. Aproveitem dessas belezas naturais que estão tão proximas a nós e nos custam tão pouco.
A  VIDA é para ser vivida e às vezes podemos ser um pouco irresponsáveis e sair por ai com grandes amigo e curti-la. O que que têm?
SEJAM EXCURSIONISTAS DO EXPEDIÇÕES - Peçanha / MG

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

De Serro - MG a Conceição do Mato Dentro - MG

Depois de um mês sem caminhar o Grupo Expedições volta à estrada. Programação de caminhada para dia 26 e 27 de novembro, um longo trecho de Serro a Conceição do Mato Dentro – MG. Nesse percurso teremos mais uma oportunidade de avançar frente a nosso objetivo, e estaremos desfrutando da beleza de uma das maiores Cachoeiras do Brasil – Cachoeira do Tabuleiro.

Aguardem novas postagens. Acompanhe-nos se puder.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

BREVE PARADA

Caros acompanhantes do Expedições Peçanha e desta bela aventura, sentimos em dizer-lhes que este mês de outubro não teremos etapa devido às chuvas constantes em nossa região, mas deixamos claro que nosso projeto está de pé e que no mês de novembro devemos intensifica-lo para recuperar o tempo perdido.
Como já percorremos algumas vezes o trecho de Milho Verde (Diamantina) a Serro – MG, abortaremos esse percurso e sairemos em nossa próxima expedição de Serro – MG com destino a Conceição do Mato Dentro – MG. Nos acompanhe se puder.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

4ª ETAPA – 1º e 2 de outubro - São Gonçalo do Rio das Pedras a Diamantina – MG

Ufa, como previsto cumprimos nosso primeiro trecho. Saímos de Peçanha – MG em 18 de junho de 2011 e percorremos 189 km até a chegada em Diamantina – MG dia 1º de Outubro.
            Nesta 4ª etapa saímos de Peçanha – MG na sexta-feira dia 30 de setembro com destino a Milho Verde, mas precisamente à Pousada do Senhor Morais e Família. Alguns saíram mais cedo com objetivo de curtir melhor a mística que envolve Milho Verde e outros por não conseguirem adiar seus compromissos saíram mais tarde e conseqüentemente chegaram mais tarde, perdendo toda farra feita por quem chegou mais cedo. Mas mesmo assim foram recebidos calorosamente antes de todos irem descansar para a última etapa desse primeiro trecho. Seis horas em ponto senhor Morais e família já havia posto a mesa para o café e iniciamos nosso lanche antes de colocar nossos pés pelos caminhos reais. Após café reforçado nos encaminhamos para a ponte sobre o rio Jequitinhonha de onde havíamos parado na ultima etapa. Reunimo-nos para nossa primeira foto e ao mesmo tempo pedimos proteção por aqueles caminhos até então desconhecido e agradecemos a Deus pela oportunidade nos dada.
            Debaixo de um sol escaldante caminhamos, caminhamos nossas primeiras 2 horas e paramos em uma pousada no meio do nada, mas muito charmosa para nosso lanche e recomposição. Ali tínhamos certeza que aquela etapa seria árdua, o sol nos acompanhava como nunca havia feito lindo, caloroso e sempre muito brilhoso. Antes da parada para almoço enfrentamos uma subida que nos deixou extremamente cansados, antecipando assim uma pequena parada para recompor nossas energias e vislumbrar sempre à nossa direita o GIGANTE DAQUELE VALE o “Pico do Itambé”. Sabendo que daquele ponto há uma hora pararíamos para almoçar lançamo-nos a caminhar e não agüentamos ver um pequeno lago a beira da estrada com sua água cristalina, ali praticamente todos se deliciaram daquela água hiper gelada e revigorante. Muito sol e a sensação de estar em pleno deserto não nos paravam, mas a parada para almoço foi providencial, além dos motivos físicos e o sol incomodo o belo lugar era merecedor de observação e de um bom descanso debaixo de grandes árvores de jatobás. Esse almoço se estendeu pelo cansaço e principalmente pela quantidade de alimentos levado pelos atletas, com destaque para 20 ovos que Taquim levou para serem fritos e nos “matar” a fome. Após bom descanso saímos e pela frente sem nenhum exagero uma das maiores serras que já subimos na vida. Subíamos e subíamos. Quando chegamos a seu fim o que nos contemplou foram de um lado o belo Pico do Itambé e à frente a vista longe da cidade de Diamantina. Daí pra frente é que foi difícil. Saber que estávamos perto de Diamantina, mas ao mesmo tempo sabíamos que estávamos longe no que diz respeito ao tempo que ainda tínhamos que caminhar até chegar. Sol escaldante e a falta de água eram nossos maiores desafios até que avistamos o último portal e nele constava que estávamos em terras Reais. chegávamos a Diamantina – MG após 8 horas e 32 km percorridos.
            O município de Diamantina – MG localiza-se na Mesorregião do Jequitinhonha, estando a sede a 285 km de distância por rodovia da capital Belo Horizonte. A cidade está situada a uma altitude de 1.280 m, emoldurada pela Serra dos Cristais, na região do Alto Rio Jequitinhonha e sua população foi estimada em 2010 era de 45.884 habitantes. É a terra natal do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira e de Francisca da Silva de Oliveira, a famosa Chica da Silva, mas a fama não termina aíe sim com a descoberta de diamantes em 1729. A cidade mantém preservadas suas igrejas centenárias e casarios coloniais, que já serviram de moradia para importantes personagens da história mineira. O município conta com infraestrutura completa para receber o viajante, que pode apreciar, além da história e cultura latentes, atrativos como o caminho dos escravos (trecho preservado da Estrada Real), belas grutas e cachoeiras. O povoado de Biribiri é uma atração a parte, com sua tranquilidade e a produção do típico artesanato mineiro.
            Em Diamantina nos vislumbramos com a VESPERATA e outros inúmeros motivos para ter certeza que nossa Expedição está apenas iniciando e que todos estarão juntos para a próxima aventura de Milho Verde a Alvorada de Minas. N
ACOMPANHE-NOS SE PUDER

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Encantos - VESPERATA Diamantina

Bom, depois de tanto tempo parado o Grupo Expedições volta a estrada neste dia 1o  de outubro de 2011. Sairemos de Peçanha de carro até Milho Verde (Diamantina) na sexta-feira fia 30 de setembro, dormiremos novamente na Pousada do Senhor Morais e família. No dia 1o de outubro logo cedo voltaremos de carro até a ponte sobre o rio Jequitinhonha e daí, seguiremos caminhando até Diamantina, percorrendo mais 32 km de nossa aventura. Desta vez não iremos caminhar no domingo como sempre, pelo fato de todos irem apreciar a Vesperata de Diamantina no sábado à noite e no domingo os encantos desta cidade.
Estão convidados mais uma vez a nos acompanhar.